JuJu (Justin Adams & Juldeh Camara) - Nightwalk

Prezados ouvintes,

Os grandes amigos sabem da minha preferência por conhecer material fora do circuito comercial. E hoje foi uma grata surpresa quando passeei pelo blog 'Papo de Homem' e ao ler a matéria 'Robert Plant: sensacional conexão com os seres ancestrais' me sentir apresentado para mais uma perculiaridade do universo artístico.

No meio da matéria, o autor cita: "... Há uma avidez por nostalgia tão grande que se esquecem do quanto é raro ouvir músicos como Juldeh Camara, nascido na África Ocidental, responsável por adicionar uma camada de voz tipicamente africana e tocar instrumentos que talvez nós nunca ouvíssemos sem a oportunidade de vê-lo excursionando com o Robert Plant.

Ele, um verdadeiro xamã, um Griot – um contador de histórias da Gâmbia – faz recitações no dialeto Fulani e toca ritti, uma espécie de violino rústico de uma corda só."

Não há muito mais o que dizer a não ser que fiquei impressionadíssimo ao saber que o som de destaque sai de um instrumento de uma corda só! E a música não é carregada daquela virtuosismo típico de quem quer enfiar seu conhecimento ouvido abaixo. Há uma harmonia delicada e ao mesmo tempo intensa na banda! Sem contar outras particularidade que evito comentar para não tendenciar a preferência dos ouvintes.

Então, mais uma vez, sugiro uma audição completa e que as conclusões fiquem a cargo de cada um!



Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ludovico Einaudi - Primavera

New Model Army - Devils Bargain

London Grammar - Wicked Game