U2 - With or Without you

Para quem viveu o nascimento da banda U2, imaginou talvez que esta seria mais uma bandinha de verão e que seu sucesso dificilmente passaria da casa de 3 discos.
Ao contrário das previsões, a banda sobreviveu e hoje se tranformou mais como uma referência do que como uma cópia amarrotada de grandes nomes. Discorrer sobre a banda é sempre chover no molhado. Existem milhares de informações sobre a banda ao alcance das mãos. Uma rápida busca para encontrar milhares de informações.

Vamos então descrever a música!

Uma certa vez ouvi a seguinte frase: "Toda banda tem um clássico". 'With or Without' pode ser SÓ um dos clássico do U2, mas certamente é figurinha carimbada em toda as rodinhas de fãs e impossível de ser esquecida na lista de pratas da casa dessa turminha de Dublin, Irlanda.

Me lembro da primeira vez que ouvi 'Com ou sem você' do U2. Do meio para o final, onde Bono Vox termina o refrão (por volta de 02:56 nesta versão) e solta a voz com vontade de exprimir um 'botar para fora' no sentimento da letra. A meu ver, é o detalhe que faz você fazer o veredicto de gostar ou detestar a obra.

O me agrada, além deste detalhe, é o ritmo quase marcial da bateria. Percebe-se que há uma certo sentimento de comoção incial e nem é preciso entender muito a letra para interpretar o que a melodia quer passar. A guitarra, que praticamente se mantem em 4 ou 5 acordes, deixa as virtuosidades de lado e segue ritmadamente a canção como quem reza em voz alta seguindo uma procissão.

'With or Without' a primeira vista parece um pedido de ajuda, mas é percepitível que a música vai 'crescendo'. É como se tudo começasse num momento de tristeza, que gradativamente fosse se desvendando, até explodir num sentimento apoteótico, exultando a plenitude da vitória pela própria superação.

Furto num lampejo criativo de colocá-la até em uma homenagem póstuma, como um 'morto em combate', onde o prêmio pela luta foi conquistado após momentos de grande esforço. Mas isso é uma divagação momentânea, não expressa outras opiniões que já tive ou possa ter.

Então é isso! Seja para qual momento for escolhida, 'With or Without' será uma músiquinha carimbada na história de muita gente, dificilmente passará despercebida e muita gente ouvirá com uma pontinha de inveja por não ter sido coadjuvante de uma dédaca musicalmente interessante. Meu orgulho para as futuras gerações é que eu vivi esse momento intensamente, sem arrependimentos, mas também sem vontade de voltar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ludovico Einaudi - Primavera

New Model Army - Devils Bargain

London Grammar - Wicked Game